Sobre o Curso
O curso de Pedagogia do Centro Universitário das Américas – FAM é disponibilizado na modalidade de licenciatura. Possui uma matriz interdisciplinar e transdisciplinar que contribui para novos olhares para a educação e que atende às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental. O objetivo é formar profissionais de Pedagogia para a docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. O discente desenvolve também a capacidade de gestão e coordenação pedagógica de forma que possa atuar em espaços escolares e não escolares.
O pedagogo é, pois, um condutor de crianças (basta verificar a origem desse termo). Boa parte desse significado é resgatado na fundamentação do curso, que corporifica o significado da educação. A maior parte dos pensadores que se dedicaram a ela – tanto os filósofos clássicos quanto os teóricos contemporâneos – refletiram sobre aquilo que foi e ainda é prioridade para a criança: uma educação humanizada que priorize o desenvolvimento pleno e a formação do caráter.
AULAS PRÁTICAS DE VERDADE!
Aqui oferecemos aulas práticas de verdade! É por meio da nossa metodologia de ensino, focada em desenvolver o aluno de forma integral, com a teoria aliada diretamente à prática, que possibilitamos a expansão do aprendizado de nossos alunos, formando, assim, profissionais de destaque no mercado de trabalho.
*Confira as condições em: www.vemprafam.com.br/condicoes-especiais.
Principais atividades
A grade curricular do curso de Pedagogia é composta por disciplinas teóricas e práticas que abrangem a área de atuação do profissional de educação.
Os alunos recebem todos esses conhecimentos por meio das disciplinas básicas, que abordam as questões de homem e de mundo, e as específicas, que fazem parte da formação docente. Entre as principais atividades do pedagogo, estão a participação na organização das turmas e distribuição das aulas, a participação na elaboração do calendário escolar e do planejamento de ensino, a organização e coordenação dos conselhos de classe, o desenvolvimento e coordenação projetos de educação básica, a aplicação de avaliações educacionais, o acompanhamento do processo ensino aprendizagem, entre outros.

Depoimentos dos nossos alunos

Leticia Carvalho Lima
Pedagogia – sexto semestre

Leci Emidio da Silva
Pedagogia – sexto semestre

Rodrigo Lopes
Pedagogia – sexto semestre

Principais diferenciais
Além das suas estruturas físicas, modernas e atraentes, as salas de aula da FAM estão equipadas com recursos de última geração, incluindo uma brinquedoteca – recurso que atende a numerosas formas de ensinar brincando.
O curso de Pedagogia oferece ao estudante uma sólida base técnica, mas também humanística. Constam de sua matriz curricular disciplinas como Sociologia, Antropologia, Filosofia, Psicologia, Políticas Educacionais, Gestão Educacional, Avaliação Educacional, História da Educação, Arte e Educação, Prática em Educação Infantil, Letramento e Alfabetização e Educação Inclusiva. Leituras e filmografia criteriosamente selecionadas complementam essa base cultural e humanística do futuro pedagogo.
Os Projetos Integrados (PI) são realizados em todos os semestres do curso, o que permite que o estudante também se desenvolva nesse campo, contribuindo para a formação do docente pesquisador. Tais projetos ocorrem em disciplinas específicas e desenvolvem temas da práxis pedagógica, entre as quais, a educação especial e inclusiva. O discente estará preparado para fazer possíveis especializações tais como: Educação Especial, Pedagogia Hospitalar e Psicopedagogia.
O corpo docente, altamente qualificado, é composto por mestres e doutores com considerável experiência na área educacional e sólida formação acadêmica. Isso torna o aprendizado prático e diferenciado. Os professores são estimulados a adotar em sala de aula recursos audiovisuais e metodologias ativas de aprendizado. A ludicidade faz-se presente nas aulas para que o aluno de pedagogia incorpore novos métodos de ensino, em consonância com as necessidades da sociedade contemporânea.
AULAS PRÁTICAS DE VERDADE NA FAM
Aqui na FAM, a nossa prioridade é desenvolver o aluno diariamente e prepará-lo para o mercado de trabalho. Conheça as nossas aulas práticas e metodologias de ensino e venha fazer parte do nosso time! 👨🏫

Coordenação: Marlos Reus Ferri
Psicólogo Clínico com ênfase na abordagem Psicodinâmica pela Universidade São Judas Tadeu – USJT. Pedagogo – Licenciado pelo Centro Universitário das Américas – FAM. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, em Gestão de Micro e Pequenas Empresas – Graduado em Administração pela Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES e também Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pelo Centro Universitário das Américas FAM. Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento na linha de pesquisa: Aspectos Educacionais, Psicológicos e Socioculturais do Envelhecimento. É docente nos cursos de Psicologia e Pedagogia-Licenciatura e um dos professores responsáveis pelo NAE – Núcleo de Atendimento ao Estudante na FAM. Tem vasta experiência nas Áreas Educacionais, Administrativas e de Planejamento Acadêmico em Instituições de Ensino Superior.