
Bem-vindo(a) à nossa página de Perguntas Frequentes da área Financeira.
Aqui você encontra respostas claras e atualizadas sobre tudo o que envolve pagamentos e questões financeiras da sua vida acadêmica. Reunimos dúvidas comuns sobre mensalidades, formas de pagamento, boletos, PIX, cartões, renegociação, bolsas e descontos, reembolsos, contratos, prazos e regularização de pendências.
Explore os tópicos abaixo para resolver sua dúvida de forma rápida e prática. E, caso precise de apoio adicional, nossa equipe financeira está à disposição para ajudar você.
1. Pagamento de mensalidades e boletos
Quais meios de pagamentos disponíveis?
A FAM disponibiliza, no Portal do Aluno, a possibilidade do pagamento por PIX, cartão de débito/crédito e boleto. As opções estão disponíveis na aba Financeiro.
Para opção via PIX, o QR code emitido ficará disponível para pagamento por 2 horas. Caso expire o tempo de utilização, o aluno deverá solicitar um novo QR code no Portal do Aluno.
Para opção cartão de débito/crédito online, será necessário o preenchimento das informações solicitadas e o pagamento será finalizado após o processamento da operadora do cartão. Na modalidade crédito, o aluno poderá optar por parcelar em até 2x.
Para opção boleto, o registro bancário do boleto só ocorrerá se o aluno e/ou seu responsável financeiro clicar no botão “boleto” no Portal do Aluno, caso contrário o boleto não ficará disponível na rede bancária para pagamento (exceto Medicina e boleto de acordos).
Acesse o Portal do Aluno e faça seu pagamento, clicando aqui.
Minha parcela está com o valor divergente do contratado. O que fazer?
Recomendamos que sempre utilize os meios de pagamento disponíveis no Portal do Aluno, nas linhas do mês de interesse. O valor deverá estar com o desconto aplicado. Caso a informação esteja divergente, abra um Requerimento online, no Portal do Aluno, solicitando a “Revisão e Compensação de Valores” e informe o ocorrido.
Há reajuste no valor das parcelas?
Sim, o reajuste é anual e ocorre sempre no mês de janeiro para todos os cursos. O reajuste é aplicado ao valor original de contrato sem desconto de bolsa.
Realizei o pagamento duplicado no Portal do Aluno via cartão de crédito, o que devo fazer?
Fique tranquilo! Em caso de pagamento duplicados via cartão de crédito, ele é identificado e cancelado no dia útil seguinte. O cancelamento pode ser confirmado com sua operadora de cartão no prazo de até 7 dias úteis.
Em caso de contestação de pagamento indevida, nós iremos recobrar o valor e o aluno estará passível a uma convocação para esclarecimentos.
Minha parcela do contrato não está disponível no Portal do Aluno ou apresenta mensagem de erro no momento do pagamento. O que devo fazer?
Abra uma solicitação online no Portal do Aluno com a descrição “Fale com a FAM”. Esse contato deve ocorrer até 3 dias antes do vencimento.
Caso eu queira quitar meu semestre vigente, qual o procedimento devo seguir?
Acesse o Portal do Aluno e clique em: Requerimento Online > Antecipação de Pagamento de Semestralidade.
A parcela será disponibilizada para pagamento, conforme os meios disponíveis, no Portal do Aluno. Fique atento aos prazos, conforme Edital de Valores vigente..
As datas de vencimento das parcelas podem ser alteradas?
Não. As datas de vencimento das parcelas são fixas: dia 9 de cada mês para os cursos de graduação e dia 15 para os cursos de pós-graduação.
Não consigo abrir o PDF do boleto que recebi por e-mail. O que fazer?
Para download do boleto é preciso digitar sua data de nascimento (ddmmaaaa).
Ao receber um PDF, certifique-se de que os dados da cobrança estejam corretos antes de finalizar o pagamento, evitando fraudes e prejuízos.
Efetuei o pagamento da minha parcela, mas ela ainda está em aberto. O que devo fazer?
Registre uma solicitação via Portal do Aluno na aba “Requerimentos”, na opção Revisão e Compensação de Valores. Anexe o boleto e o comprovante de pagamento para que possamos efetuar uma pesquisa bancária. Clique aqui para acessar.
Quantas parcelas devo pagar no semestre?
Para os cursos da modalidade presencial, EAD e semidigital, o contrato é composto por 6 parcelas a cada semestre. Para os cursos de pós-graduação da modalidade EAD, o contrato é composto por 12 parcelas.
2. Débitos em atraso, negociação e acordos
Como faço para negociar minha parcela em atraso?
É possível realizar a negociação online, direto no Portal do Aluno, com utilização de login e senha do responsável financeiro. Se o aluno for o próprio responsável financeiro, poderá prosseguir com o seu login de acesso ao Portal do Aluno.
Também há a possibilidade de entrar em contato com nossa Central de Atendimento :
São Paulo (capital e regiões metropolitanas)
(11) 3003-6644 / (11) 3003-4660 – Digite seu CPF e selecione as opções 3, 1.
Demais localidades
0800-727-4660 – Digite seu CPF e selecione as opções 3, 1.
0800-777-8019 – Atendimento direto e dedicado da equipe de Cobrança .
Consigo contratar DP e Adaptação com débito?
Não é possível realizar contratação de DP e adaptação com valores vencidos. É preciso realizar a negociação e ter ao menos a primeira parcela do acordo liquidada.
Posso solicitar retomada de vínculo com débito ou acordo em andamento?
Não. Para realizar retomada de vínculo, o aluno não deverá ter valores vencidos e nem a vencer.
3. Bolsas FAM e descontos institucionais
Como faço para adquirir uma bolsa de estudo?
As bolsas de estudo são concedidas no seu ingresso na FAM. Na própria ficha de inscrição é possível selecionar a bolsa. As bolsas ofertadas são confirmadas com base na data da efetivação do pagamento da matrícula, no período vigente da campanha e/ou bolsa. Durante o processo seletivo, os percentuais de bolsa podem sofrer alterações sem prévio aviso, conforme as vagas são preenchidas. Para mais informações acesse os regulamentos, clicando aqui.
Consigo solicitar uma bolsa com o curso em andamento?
Não. Essa possibilidade existe apenas para colaboradores das empresas Grupo Crefisa/FAM e colaboradores de Empresas Conveniadas.
Se houver transferência da minha matrícula, por qualquer que seja a opção a seguir, como curso, turno, semestre, campus, modalidade e polo, permaneço com a minha bolsa?
A bolsa é mantida, mas o percentual pode ser alterado.
O percentual de bolsa é vinculado sempre ao seu curso, turno, semestre, campus, modalidade e polo. O aluno pode consultar o valor a ser pago no site da FAM, clicando aqui.
Fique atento aos prazos para solicitar transferência no calendário acadêmico disponível no site da FAM.
Após finalizar o semestre, eu preciso solicitar uma renovação da minha bolsa para o próximo semestre?
Não. A bolsa de estudo é válida para todo o curso e será renovada automaticamente.
A partir de 2025/1, os alunos calouros que não efetuarem o pagamento em dia de ao menos 3 parcelas do contrato poderão ter sua bolsa reduzida em 5% para o próximo semestre.
A partir de 2025/2, todos os alunos entram na nova regra ao realizar o aceite do contrato.
O percentual de bolsa aplicado anteriormente se mantém ao realizar uma retomada de vínculo ou reabertura de matrícula?
Não. O percentual de bolsa poderá sofrer alteração. A bolsa a ser aplicada nesse caso é sempre a vigente para sua oferta de reingresso. Para consultar os valores vigentes, clique aqui.
4. Programas de governo e convênios externos (PROUNI, FIES, Escola da Família)
Tenho FIES. Posso efetuar transferência de curso e turno ou solicitar a transferência de outra IES para a FAM?
Não. Pois a FAM não possui adesão ao FIES.
Posso me inscrever para bolsa do programa Escola da Família e estudar na FAM?
Não. A FAM não possui essa modalidade de convênio.
Sou bolsista do PROUNI. Posso efetuar transferência de curso, turno e campus?
Não efetuamos transferências nessa modalidade de programa, exceto quando não houver formação de turma.
Quando devo assinar a atualização da bolsa PROUNI?
A atualização é realizada de forma online uma vez por semestre no período disponibilizado pelo MEC.
A FAM encaminhará o termo de atualização de bolsa via plataforma DocuSign de assinatura digital e, após o aluno assinar o documento digitalmente, a regularização será realizada via sistema do SisProuni.
Posso suspender a bolsa PROUNI?
Sim. O bolsista pode solicitar a suspensão por duas vezes durante o período do seu curso.
A Bolsa PROUNI é válida para contratação de DP?
Sim. Entretanto, informamos que, pelas regras do Prouni, disponíveis no Manual do Bolsista no site da FAM, o aluno que não atingiu 75% de aproveitamento acadêmico poderá ter sua bolsa encerrada. Esse encerramento é realizado com base no “rendimento acadêmico insuficiente”.
Faremos as validações sempre ao final de cada semestre e, caso o aluno não atinja o aproveitamento mínimo, sua bolsa PROUNI é encerrada e migrada de forma automática para bolsa Sou FAM, conforme o percentual de desconto disponível vigente para sua oferta..
5. Disciplinas: dependências, adaptações e dispensa
Como é efetuado o desconto por dispensa de disciplina?
Após ajuste na grade horária do aluno, a Secretaria informa ao Financeiro o número de disciplinas dispensadas.
O Financeiro procederá a inserção do valor de desconto no mês subsequente ao recebimento dessa informação.
Como é efetuada a cobrança de dependências e adaptações?
Após solicitação no Portal do aluno dentro do prazo apresentado no calendário acadêmico, o boleto ficará disponível para pagamento na aba “Financeiro” com vencimento para 3 dias. O requerimento seguirá para enturmação após a confirmação do pagamento.
O responsável financeiro do aluno poderá realizar o parcelamento do valor, no Portal do Aluno, em até 3x no boleto bancário. O requerimento só irá avançar após a confirmação de pagamento da 1ª parcela do acordo.
Ao contratar uma dependência ou uma adaptação e desistir de cursar, é possível solicitar o reembolso do valor?
O reembolso será aplicado apenas se solicitar o cancelamento em até 7 dias após a contratação da matrícula de dependência ou adaptação. Caso contrário, não será aplicado reembolso em nenhuma hipótese
6. Matrícula, cancelamento, trancamento, rematrícula e início das aulas
Realizei uma matrícula na FAM, mas preciso solicitar o cancelamento. Tenho direito ao reembolso?
O reembolso será aplicado apenas se solicitar o cancelamento em até 7 dias após a contratação da matrícula. Após esse período não há possibilidade de reembolso.
Para o caso de rematrícula, não há reembolso em nenhuma hipótese, por se tratar de uma renovação de matrícula e não uma contratação.
Cancelei minha matrícula, preciso pagar as parcelas emitidas?
O aluno deve arcar com os valores das parcelas até a do mês correspondente ao pedido, caso não efetuado até o 8º (oitavo) dia do mês..
Caso eu faça o trancamento do curso, há necessidade de continuar efetuando os demais pagamentos?
Ao trancar o curso, nenhuma mensalidade será cobrada posteriormente a solicitação, desde que esta ocorra antes do dia 8 do mês vigente.
Em quanto tempo eu começo a estudar após o pagamento da matrícula?
O mês de ingresso dos calouros é de acordo com a data de matrícula e o Calendário Acadêmico, que pode ser consultado, clicando aqui.
Para os cursos da modalidade EAD, fique atento à data de pagamento da matrícula, que está vinculada à forma de ingresso. Essas informações estão no Edital do Processo Seletivo, conforme link acima.
Qual é o prazo para realização de reembolso?
O prazo para a realização de reembolso é de até 30 dias úteis após a solicitação e o envio dos dados bancários.
Como faço a minha rematrícula?
Acesse o Portal do Aluno no período disponível para rematrícula e efetue a solicitação no campo “Matrícula Online”. Siga os passos para a efetivação da solicitação e efetue o pagamento do boleto.
7. Financiamento estudantil com bancos conveniados
Gostaria de financiar meu curso. É possível?
A FAM dispõe de parcerias com o banco Bradesco para financiamento estudantil com taxas reduzidas. O financiamento é realizado pelo banco mediante análise de crédito com o critério da própria instituição bancária.
Quais alunos podem se candidatar ao financiamento estudantil com os bancos conveniados?
Conforme regras das instituição financeira:
Banco Bradesco: calouros e veteranos de todos os cursos poderão solicitar o financiamento, desde que estejam adimplentes com o Centro Universitário das Américas.
Financiamento de até 100% do valor do semestre. Para menores de 18 anos, a contratação é feita no nome do responsável legal.
Procedimentos para iniciar a avaliação para financiamento
O aluno solicitará a Carta de Aptidão (Bradesco) pelo Portal do Aluno, na opção “Financiamento Estudantil”.
Havendo deferimento da solicitação, a Carta ficará disponível no Portal para emissão. O aluno apresentará a Carta ao banco para análise financeira. Assim que o banco aprovar o financiamento, o aluno deverá encaminhar a cópia do contrato para o requerimento “Fale com a FAM” e somente após o recebimento do contrato a FAM quitará as parcelas contratadas, até o final de seu saldo.
Para mais informações sobre o financiamento Bradesco, clique aqui.
8. Requerimentos online, documentos, declarações e responsável financeiro
Preciso de uma declaração de quitação semestral. Como emitir?
A declaração de quitação semestral fica disponível no Portal do Aluno, na aba “Relatórios”. A emissão é permitida desde que não existam pendências de parcelas do período solicitado.
Como faço para solicitar um requerimento online?
Acesse o Portal do Aluno na aba “Secretaria/Requerimentos” e escolha a opção desejada, de acordo com sua solicitação. Para acessar, clique aqui.
Consigo alterar o responsável financeiro em meu contrato?
Sim. Para isso é preciso abrir um requerimento de alteração de responsável financeiro localizado no Portal do Aluno.
O requerimento irá prosseguir se houver o anexo dos documentos obrigatórios: aditivo do contrato assinado, documento com foto, CPF, comprovante de residência (último 3 meses) e preenchimento de campos obrigatórios de telefone e e-mail do responsável financeiro.
A solicitação será cancelada caso os documentos não estejam anexados no prazo de 15 dias da abertura da solicitação.
Fique atento aos prazos no calendário acadêmico para esse tipo de alteração.