Sobre o Curso

O curso de bacharelado em Enfermagem da FAM investe na formação de enfermeiros com foco na assistência, gestão e liderança, capazes de inovar e utilizar a tecnologia como aliada para lidar com a atual realidade de saúde, valorizar a prática baseada em evidências e contribuir para qualificar contextos assistenciais desafiadores da promoção da saúde e da prevenção de doenças, somando esforços junto à equipe interdisciplinar na melhoria dos indicadores de saúde da população.

Considerando um mercado de trabalho em constante mudanças, o processo de formação do enfermeiro na FAM busca o desenvolvimento de competências profissionais, gerais e específicas e os fundamentos científicos e humanísticos necessários ao desempenho profissional, pautando-se pelos princípios de flexibilidade, interdisciplinaridade, contextualização e atualização permanente às novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho nas perspectivas ética, responsável e solidária, que privilegiam a vida e dignidade humana.

AULAS PRÁTICAS DE VERDADE!

Aqui oferecemos aulas práticas de verdade! É por meio da nossa metodologia de ensino, focada em desenvolver o aluno de forma integral, com a teoria aliada diretamente à prática, que possibilitamos a expansão do aprendizado de nossos alunos, formando, assim, profissionais de destaque no mercado de trabalho.

*Confira as condições em: www.vemprafam.com.br/condicoes-especiais.

Principais atividades

O currículo do curso de graduação em Enfermagem da FAM propõe em suas estratégias pedagógicas a articulação entre as competências gerais e específicas do enfermeiro no atendimento das necessidades locais e regionais de saúde, promovendo, dessa forma, o desenvolvimento do saber clínico e epidemiológico, que associado ao conhecimento global das ciências que envolvem a Enfermagem e a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) capacitará o nosso egresso a integrar o ensino, a pesquisa e a extensão, resultando na composição de um perfil profissional apto a atuar em todos os níveis de atenção à saúde.

Com um currículo dinâmico, a FAM oferece diversas oportunidades de vivências significativas ao longo do curso, em projetos de iniciação científica, projetos interdisciplinares, ligas acadêmicas, participação em eventos científicos, campanhas de imunização, ações de educação em saúde em casas de acolhimento parceiras e visitas técnicas, dentre outros, garantindo, assim, a participação do discente em projetos acadêmicos desde o início do curso.

As experiências de ensino, pesquisa e extensão propostas pelo curso, buscam unir esforços para que, a partir de experiências significativas, os estudantes trilhem o caminho do conhecimento científico, aprendendo a aprender, aprendendo a ser, buscando ampliar e ou redimensionar a sua prática profissional no lastro das melhores evidências e efetividade.

Principais diferenciais

O curso de Enfermagem da FAM apresenta-se como um projeto pedagógico centrado no estudante como sujeito da aprendizagem, apoiado pelo professor como facilitador do processo, privilegiando metodologias ativas de ensino-aprendizagem e a prática orientada para a comunidade.

O corpo docente do curso é composto por professores com vasta formação acadêmica e excelência profissional que reúnem competências associadas e aderentes aos componentes curriculares vinculados, fazendo com que o aprendizado ocorra de modo prático e diferenciado.

O curso de Enfermagem propõe uma sistemática articulação entre teoria e prática, em uma diversidade de experiências acadêmicas.

As salas de aula com espaço físico amplo são equipadas com materiais de última geração, que permitem um melhor aprendizado, com conforto e segurança. A moderna biblioteca física e virtual com grande acervo para consulta, possibilita o uso das principais bases de dados para consultas de artigos nacionais e internacionais da Enfermagem e da área da Saúde de maneira geral.

As aulas práticas são realizadas nos laboratórios integrados, seguindo a estratégia metodológica da simulação realística, inserida em níveis adequados às competências pretendidas nas unidades curriculares e promovendo a mobilização e integração dos conteúdos aprendidos, que vão sendo incorporados e servirão de base para decisões clínicas futuras.

A implantação do projeto de extensão “Tecnologias para Preservação e Reparação da Integridade da Pele” na Clínica Integrada configura um passo importante na formação dos nossos alunos, que, vinculado à Liga de Enfermagem com o mesmo tema, e credenciada em diretório nacional, busca contribuir com a sociedade, além de promover a participação, visibilidade e produção científica dos nossos estudantes interessados no tema. Nessa perspectiva, tendo em vista a ampliação de projetos acadêmicos, promoção da pesquisa e de parcerias internacionais, firmamos um Protocolo de Acordo de Cooperação Científica com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, privilegiando, assim, a extensão e a pesquisa como elementos indispensáveis ao desenvolvimento do conhecimento e da prática pautada em evidências, cumprindo mais um diferencial da proposta curricular.

Outro diferencial são os estágios supervisionados, oferecidos aos alunos do último ano do curso, nos períodos matutino e no noturno em excelentes cenários de práticas das redes pública e privada, supervisionados por preceptores com rica experiência clínica. Dentre os principais campos de estágio destacam-se as Unidades Básicas de Saúde/ESF; Equipamentos da Rede Hora Certa; Unidades de Pronto Atendimento – UPAS, Ambulatório Médico de Especialidades – AME Sorocabana, Centro de Referência DST/Aids, INCOR, Hospital Premier, Hospital San Genaro, além de vários hospitais de grande porte da rede pública. A inserção do discente nos estágios permite o desenvolvimento de competências profissionais, além da compreensão do funcionamento do sistema de referência e contrarreferência dos níveis de assistência. Dessa forma, os nossos estudantes podem compreender a lógica da complexidade do sistema e atuar nos princípios da integralidade da Rede de Atenção.

Áreas de atuação

Ao escolher fazer o curso de graduação em Enfermagem da FAM, uma ampla gama de oportunidades de atuação profissional se abre para os discentes, pois o conhecimento adquirido ao longo do curso lhes permitirá atuar como enfermeiro generalista nas redes de saúde pública e privada, além de apontar caminhos para os Programas de Residência, Especializações, Aprimoramentos, dentre outros para atuar em todos os níveis de atenção, tais como unidades básicas de saúde, unidades de atendimento de urgência e emergência, hospitais públicos e privados, clínicas, consultórios, laboratórios, atendimentos em domicílio, empresas, repartições públicas e eventos esportivos; atuar na área acadêmica, como pesquisador, docente, em serviços de educação permanente, centros de simulação e empresas de aprimoramento profissional, como supervisor de estágio ou preceptor de cursos da área de Enfermagem de nível médio/técnico e ensino superior, assumir cargos de gestão em saúde, pública ou privada como secretários de saúde, coordenadores de programas assistenciais e/ou pesquisa, gestores em nível federal, estadual, municipal, ou ainda gerentes de serviços de enfermagem em unidades hospitalares, por exemplo: centro cirúrgico, unidade de terapia intensiva, serviço de hemodiálise, pronto-socorro e de outros serviços, como Centros e Unidades Básicas de Saúde atuando na liderança de Equipes da ESF – Estratégia Saúde da Família ou NASF – Núcleo de Atenção Básica à Saúde da Família, politicamente, nos conselhos de classe, sindicato, sociedades de classe, bem como em todos os seus núcleos de desenvolvimento dentro do âmbito da Saúde, dentre outros.

ENFERMAGEM FAM AJUDANDO O PRÓXIMO

Mais um “Jantando na Rua” aconteceu e nós não poderíamos estar mais realizados. Esse projeto foi idealizado com muito carinho e é lindo vê-lo acontecendo. Dessa vez, fomos até a Casa de apoio Maria Maria, em parceria com o Grupo Vila Anália, levar um maravilhoso baião de dois.

Coordenação: Rita de Cassia Janicas

Profa. Dra. Rita de Cassia Silva Vieira Janicas é doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo EEUSP/EERP-USP (2017), mestre em Enfermagem Obstétrica e Neonatal pela Universidade de São Paulo-USP (2001), especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP (1990) e bacharel em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Pará UEPA (1989). Iniciou suas atividades no Centro Universitário das Américas – FAM em 2017. Possui 23 anos de experiência acadêmica, 12 anos de gestão acadêmica e 32 anos de experiência profissional. Coordenou maternidade pública por sete anos. É conselheira em Aleitamento Materno. Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras ABENFO, gestão 2011-2013. Coordenou o curso de especialização em Enfermagem Obstétrica na Universidade Anhembi Morumbi por 6 anos, onde atuou como docente por 17 anos. Pertenceu à Câmara Técnica do COREN-SP no período de implantação do Centro de Simulação do Conselho. É instrutora em Simulação Realística e recebeu premiação e menção honrosa pela tese de doutorado em simulação realística apresentada em Congresso Internacional (Simulation User Network) em junho de 2018. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase no ensino e pesquisa de Enfermagem, atuando nos seguintes temas: Enfermagem, Ensino-aprendizagem, Ensino de Enfermagem, Assistência de Enfermagem à Mulher, Saúde Sexual e Reprodutiva, Ciclo gravídico-puerperal e Simulação Realística. É docente e coordenadora do curso de bacharelado em Enfermagem da FAM desde 2018. É membro do Banco de Avaliadores do SINAES.

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