Sobre o curso

O curso de Ciências Biológicas da FAM promove o desenvolvimento de habilidades e competências no estudo de todas as formas de vida e suas relações com o ambiente.

Com o auxílio de docentes capacitados na área, o discente terá acesso a conhecimentos científicos e tecnológicos atuais sobre a situação dos ecossistemas, além de estudar, investigar e analisar todos os fenômenos que norteiam o conhecimento dos processos envolvendo aspectos, mecanismos e relações entre os seres do planeta, por meio de aulas teóricas, uso de laboratórios, saídas a campo, realização de projetos interdisciplinares e estágios em instituições conveniadas à FAM.

A graduação em Ciências Biológicas da FAM prepara os discentes para se tornarem profissionais éticos que atuem em instituições ligadas às questões ambientais com objetivo de promover a sustentabilidade em suas diferentes escalas.

Principais atividades

A grade curricular é composta por disciplinas que abrangem todas as áreas de atuação do biólogo, desde a formulação e elaboração de estudos, projetos ou pesquisas científicas de identificação, manejo, conservação e preservação de organismos por meio da orientação, assessoria e consultoria em organizações dos setores público e privado, fundações e associações não governamentais até a realização de perícias ambientais por meio de laudos e pareceres técnicos.

O desenvolvimento dessas habilidades é realizado de modo integrado por meio de disciplinas, como Ecologia, Botânica, Zoologia, Geologia, Genética, Impacto Ambiental, Evolução, Ferramentas de Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Bioestatística, entre outras de grande importância nessa formação.

Principais diferenciais

Corpo docente com formação acadêmica em alto grau de titulação e vasta experiência profissional em suas áreas específicas de atuação, proporcionando ao aluno conteúdo aplicável e atualizado por meio de uma grade curricular modular moderna e formulada para atender às competências necessárias do profissional de Ciências Biológicas.

Aulas práticas realizadas em laboratórios equipados e com excelente infraestrutura. Visitas técnicas a parques, empresas e instituições de pesquisa, conservação e manejo de animais e vegetais, proporcionando ao discente a visão prática de sua futura profissão.

Projetos integrados, realizados ao longo do curso, que usam como base temas transdisciplinares de problemas socioambientais para instigar os alunos a pesquisar soluções reais e adequadas às realidades estudadas, utilizando os conhecimentos adquiridos em todas as disciplinas ao longo dos semestres.

Salas de aula com espaço físico amplo e equipadas com materiais de última geração, que permitem melhor aprendizado com conforto e segurança.

Biblioteca física e virtual com grande acervo para consulta, além da possibilidade de uso das principais bases de dados para consultas de artigos nacionais e internacionais da área.

Áreas de atuação

Ao escolher a licenciatura em Ciências Biológicas da FAM, o discente estará preparado para atuar em áreas diversas que incluam atividades de pesquisa e docência, tanto na Educação Básica (séries iniciais do Ensino Fundamental e Médio), como no Ensino Superior e outros locais formais e não formais de educação, atuando no desenvolvimento de treinamentos, gestão educacional e assessorias.

AULAS PRÁTICAS DE VERDADE NA FAM

Aqui na FAM, a nossa prioridade é desenvolver o aluno diariamente e prepará-lo para o mercado de trabalho. Conheça as nossas aulas práticas e metodologias de ensino e venha fazer parte do nosso time! 👨‍🏫

Coordenação: Prof. Me Rosário Antonio D’Agostino

O coordenador indicado para o curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, Prof. Me Rosário Antônio D’Agostino possui graduação em Letras pela Universidade São Judas Tadeu (1985) e mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005). Atua, desde 1985, como professor/coordenador geral do Colégio São Judas Tadeu. Atuou, de 1989 a 2018, como professor de Língua Portuguesa, coordenador dos cursos de Letras, Tradutor e Intérprete, Jornalismo, Rádio e TV, Publicidade e Propaganda da Universidade São Judas Tadeu, onde também exerceu as funções de diretor de registro acadêmico, de diretor da Faculdade de Letras, Artes, Comunicação e Ciência da Educação e de diretor da unidade Butantã. Tem experiência na área de regulação. É avaliador institucional capacitado pelo MEC. Exerceu, de 1/2019 a 11/2021, as funções de diretor acadêmico, procurador institucional, recenseador institucional e coordenador da CPA da Faculdade de São Bento. Presidiu o Conselho Gestor do Canal Universitário de São Paulo. Atualmente é coordenador geral do Colégio São Judas Tadeu, sócio da RLA- Educação e Cultura (Work Skills), membro da CPA, coordenador de campus e da licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário das Américas -FAM.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DE MAGISTÉRIO SUPERIOR E DE GESTÃO ACADÊMICA.

Contate a coordenação

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 1º SEMESTRE DE 2025

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 1º SEMESTRE DE 2025