Dicas para conseguir um estágio

Ingressar no mercado de trabalho antes de concluir a faculdade é muito importante. Essa primeira experiência vai ajudar você a colocar em prática o que aprendeu em sala de aula, a descobrir atividades de que você gosta ou não de fazer e muito mais. Mas como conseguir um estágio ou um emprego sem experiência nenhuma?

Fique tranquilo, esse início é normal! Dê só uma olhada nas dicas abaixo:

  1. Organize seu currículo. Mesmo que você não tenha experiência, coloque as suas informações pessoais, curso, faculdade, habilidades socioemocionais (criatividade, comunicação, colaboração, ética, liderança etc.) e capacidades que julgar necessárias, ou até experiências que não sejam relacionadas à área.  
  2. Crie um perfil no LinkedIn, que é a plataforma mais conhecida no mundo corporativo, e é nela que os recrutadores ficam de olho em possíveis candidatos. Organize seu LinkedIn, coloque uma foto de perfil, universidade, curso e experiências – se tiver. Além disso, use a plataforma com sabedoria: pode falar sobre os trabalhos da faculdade, cursos realizados, compartilhar posts que lhe interessam e realizar publicações de temas que envolvam a sua área é importante para manter o seu perfil movimentado.
  3. Fique atento aos anúncios de vagas. Talvez, na própria instituição de ensino, haja um departamento de orientação de carreira que divulgue as vagas e tenha parcerias com empresas de estágios. É importante o relacionamento com professores e coordenadores, eles podem sugerir vagas interessantes, mas, de qualquer forma, inscreva-se nas plataformas de vaga e fique de olho no LinkedIn das empresas.
  4. Faça uma lista das empresas nas quais você gostaria de trabalhar e veja se estão com processo seletivo aberto.
  5. Enriqueça seu currículo com cursos extracurriculares. Ainda que você não tenha experiência de trabalho, pode aproveitar para fazer cursos do seu interesse e que possuem ligação com a sua graduação. Isso vai ajudar você a adquirir mais conhecimento e pode ajudar a chamar a atenção do recrutador.
  6. Não se envolva, na plataforma, em assuntos que possam gerar polêmicas desnecessárias ou desconfortos ideológicos. Bom senso e respeito são os melhores caminhos para o sucesso profissional.

Aproveite para acompanhar nossas oportunidades no LinkedIn!