Você sabia que o Brasil é o país com o maior número de advogados no mundo? Pesquisas dizem que para cada 160 brasileiros, há um advogado, enquanto outros países possuem uma média de 260 pessoas por advogado. Fica claro que o curso de Direito é bem requisitado aqui, né? Mas não se assuste, essa área sempre aceita novos profissionais, então para você que anda na dúvida de como funciona o curso e qual será sua rotina quando formado, vem com a FAM que a gente conta!
Como de costume, vamos falar primeiro da formação. O curso de Direito é oferecido como bacharelado e tem duração de cinco anos, sendo necessário nesse percurso: a prática jurídica e TCC. O curso é vasto em teoria, então saiba que você vai precisar de muito tempo para a leitura, mas claro, terá também aulas práticas para colocar em ação o que foi aprendido e melhorar sua capacidade argumentativa. Junto disso, vem a prática jurídica, em que o aluno terá o primeiro contato com sua área de atuação. E fique ligado, essa experiencia do estágio é de grande valia na hora de realizar o exame da OAB, hein?!
O exame da Ordem dos Advogados do Brasil, ou OAB é o requisito final para exercer os cargos de advocacia, o exame só pode ser realizado após finalizar o curso; ocorre três vezes no ano em todas as unidades federativas do Brasil, sendo aplicado pela fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele é necessário para quem quer seguir na advocacia, mas é uma prova que oferece bastante conhecimento e experiencia para qualquer um que faça.
Agora que sabe dos processos de formação, vem a hora de escolher onde consolidar sua carreira, o bom dessa área é a empregabilidade e versatilidade de trabalho, então separamos os campos mais procurados:
Promotoria: a promotoria é um cargo público, contratado por meio do Ministério Público, com atuação nos mais diversos ramos do Direito. É o profissional que denuncia crimes à justiça, mas também pode solicitar investigações e garante que as penas sejam aplicadas corretamente.
Analista judiciário: como o nome já diz, é o advogado que trabalha com processos envolvendo o trabalho, tanto por parte da empresa como por parte dos funcionários, em processos que podem variar entre o não pagamento de horas extras, férias ou comissões, até indenizações por assédio moral.
Acadêmico: o bacharel em Direito pode atuar na área acadêmica, ministrando aulas de diferentes disciplinas, tais como:
- Direito Empresarial.
- Penal.
- Civil.
- Ambiental.
- Administrativo.
- Constitucional.
Advogado: representa os interesses de clientes em processos judiciais e administrativos , oferece aconselhamento legal e redige documentos legais.
Juiz: responsável por julgar casos, interpretar e aplicar a lei em tribunais.
Perito criminal: realiza exames técnicos e científicos em locais de crime, analisando evidências e fornecendo subsídios para investigações.
Bom, agora que já sabe como funciona o curso e conhece as áreas de atuação mais procuradas, só resta se matricular na instituição que pode te guiar para o futuro. Aqui na FAM, oferecemos uma formação teórica de qualidade e aulas práticas de verdade, como:
- Organização de júris e audiências simuladas.
- Resolução de casos práticos em sala de aula.
- Acompanhamento de audiências.
- Atividades acadêmicas, científicas e culturais.
- Visitas monitoradas.
Essa estrutura proporciona não só uma formação completa, pautada em conceitos jurídicos e conhecimento da legislação, como também uma vivência prática com a capacidade de atuar de forma autônoma em situações concretas que envolvem o Direito. E aí, está esperando o quê? #VempraFAM
Clique aqui caso queira saber mais sobre nosso curso.