Saiba tudo com a FAM | Curso de Direito

Você sabia que o Brasil é o país com o maior número de advogados no mundo? Pesquisas dizem que para cada 160 brasileiros, há um advogado, enquanto outros países possuem uma média de 260 pessoas por advogado. Fica claro que o curso de Direito é bem requisitado aqui, né? Mas não se assuste, essa área sempre aceita novos profissionais, então para você que anda na dúvida de como funciona o curso e qual será sua rotina quando formado, vem com a FAM que a gente conta!

Como de costume, vamos falar primeiro da formação. O curso de Direito é oferecido como bacharelado e tem duração de cinco anos, sendo necessário nesse percurso: a prática jurídica e TCC. O curso é vasto em  teoria, então saiba que você vai precisar de muito tempo para a leitura, mas claro, terá também aulas práticas para colocar em ação o que foi aprendido e melhorar sua capacidade argumentativa. Junto disso, vem a prática jurídica, em que o aluno terá o primeiro contato com sua área de atuação. E fique ligado, essa experiencia do estágio é de grande valia na hora de realizar o exame da OAB, hein?!

O exame da Ordem dos Advogados do Brasil, ou OAB é o requisito final para exercer os cargos de advocacia, o exame só pode ser realizado após finalizar o curso; ocorre três vezes no ano em todas as unidades federativas do Brasil, sendo aplicado pela fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele é necessário para quem quer seguir na advocacia, mas é uma prova que oferece bastante conhecimento e experiencia para qualquer um que faça.

Agora que sabe dos processos de formação, vem a hora de escolher onde consolidar sua carreira, o bom dessa área é a empregabilidade e versatilidade de trabalho, então separamos os campos mais procurados:

Promotoria: a promotoria é um cargo público, contratado por meio do Ministério Público, com atuação nos mais diversos ramos do Direito. É o profissional que denuncia crimes à justiça, mas também pode solicitar investigações e garante que as penas sejam aplicadas corretamente.

Analista judiciário: como o nome já diz, é o advogado que trabalha com processos envolvendo o trabalho, tanto por parte da empresa como por parte dos funcionários, em processos que podem variar entre o não pagamento de horas extras, férias ou comissões, até indenizações por assédio moral.

Acadêmico: o bacharel em Direito pode atuar na área acadêmica, ministrando aulas de diferentes disciplinas, tais como:

  • Direito Empresarial. 
  • Penal.
  • Civil.
  • Ambiental.
  • Administrativo.
  • Constitucional. 

Advogado: representa os interesses de clientes em processos judiciais e administrativos , oferece aconselhamento legal e redige documentos legais.

Juiz: responsável por julgar casos, interpretar e aplicar a lei em tribunais.

Perito criminal: realiza exames técnicos e científicos em locais de crime, analisando evidências e fornecendo subsídios para investigações.

Bom, agora que já sabe como funciona o curso e conhece as áreas de atuação mais procuradas, só resta se matricular na instituição que pode te guiar para o futuro. Aqui na FAM, oferecemos uma formação teórica de qualidade e aulas práticas de verdade, como:

  • Organização de júris e audiências simuladas.
  • Resolução de casos práticos em sala de aula.
  • Acompanhamento de audiências.
  • Atividades acadêmicas, científicas e culturais.
  • Visitas monitoradas.

Essa estrutura proporciona não só uma formação completa, pautada em conceitos jurídicos e conhecimento da legislação, como também uma vivência prática com a capacidade de atuar de forma autônoma em situações concretas que envolvem o Direito. E aí, está esperando o quê? #VempraFAM

Clique aqui caso queira saber mais sobre nosso curso.

This site is protected with Urban Giraffe's plugin 'HTML Purified' and Edward Z. Yang's Powered by HTML Purifier. 3974 items have been purified.